Dom Leonardo Steiner é o primeiro bispo da Amazônia Brasileira nomeado cardeal da Santa Igreja Romana. O anúncio foi realizado no dia 29 de maio pelo Papa Francisco durante a conclusão do Regina Coeli, em Roma. O arcebispo está entre os 21 nomes eleitos cardeais. Sendo dois brasileiros, ele da Arquidiocese de Manaus e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).
Dom Leonardo Steiner já foi duas vezes secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo Auxiliar de Brasília. Além de Arcebispo Metropolitano de Manaus, é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).
Em entrevista à Rádio Vaticano, o arcebispo destacou que a sua nomeação é um carinho do Papa Francisco para a Amazônia.
A cerimônia será realizada na Basílica de São Pedro, às 10h no horário de Manaus e será transmitida na íntegra pelas redes sociais, da Rádio Rio Mar FM. Dom Leonardo irá receber a investidura cardinalícia e assim, será chamado, Cardeal Arcebispo, Dom Leonardo Steiner.
Ouça a matéria em áudio:
Histórico
Dom Leonardo é religioso na Ordem dos Frades Menores desde 1976, formado em teologia, filosofia e pedagogia. É doutorado em filosofia pela Universidade Antonianum, em Roma. Já atuou como formador e mestre de noviços, além de assumir outros postos relacionados a área da educação. Em 2 de fevereiro de 2005 foi nomeado Bispo Prelado de São Félix e recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de abril seguinte. Em 21 de setembro de 2011 foi nomeado bispo titular de Tisiduo e auxiliar de Brasília.
De maio de 2011 a maio de 2019 ocupou o cargo de Secretário Geral da Conferência Episcopal Brasileira. E em 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco, o nomeou Arcebispo Metropolitano de Manaus, onde tomou posse em 31 de janeiro de 2020.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar