Dom Leonardo será criado Cardeal da Amazônia Brasileira neste sábado, 27 de agosto

 

Dom Leonardo será criado Cardeal da Amazônia Brasileira neste sábado, 27 de agosto

Dom Leonardo será criado Cardeal da Amazônia Brasileira neste sábado, 27 de agosto

Dom Leonardo Steiner é o primeiro bispo da Amazônia Brasileira nomeado cardeal da Santa Igreja Romana. O anúncio foi realizado no dia 29 de maio pelo Papa Francisco durante a conclusão do Regina Coeli, em Roma. O arcebispo está entre os 21 nomes eleitos cardeais. Sendo dois brasileiros, ele da Arquidiocese de Manaus e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).

Dom Leonardo Steiner já foi duas vezes secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo Auxiliar de Brasília. Além de Arcebispo Metropolitano de Manaus, é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Em entrevista à Rádio Vaticano, o arcebispo destacou que a sua nomeação é um carinho do Papa Francisco para a Amazônia.

A cerimônia será realizada na Basílica de São Pedro, às 10h no horário de Manaus e será transmitida na íntegra pelas redes sociais, da Rádio Rio Mar FM.  Dom Leonardo irá receber a investidura cardinalícia e assim, será chamado, Cardeal Arcebispo, Dom Leonardo Steiner.

Ouça a matéria em áudio:

 

Histórico

Dom Leonardo é religioso na Ordem dos Frades Menores desde 1976, formado em teologia, filosofia e pedagogia. É doutorado em filosofia pela Universidade Antonianum, em Roma. Já atuou como formador e mestre de noviços, além de assumir outros postos relacionados a área da educação. Em 2 de fevereiro de 2005 foi nomeado Bispo Prelado de São Félix e recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de abril seguinte. Em 21 de setembro de 2011 foi nomeado bispo titular de Tisiduo e auxiliar de Brasília.

De maio de 2011 a maio de 2019 ocupou o cargo de Secretário Geral da Conferência Episcopal Brasileira. E em 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco, o nomeou Arcebispo Metropolitano de Manaus, onde tomou posse em 31 de janeiro de 2020.

Papa Francisco anuncia: Dom Leonardo Steiner será cardeal

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar