“Devemos combater o clericalismo na mente dos padres, diáconos, bispos e leigos”

Dom José Albuquerque afirma: “Devemos combater o clericalismo na mente dos padres, diáconos, bispos e leigos”

A segunda semana da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é marcada pela continuidade das discussões acerca das Diretrizes Evangelizadoras da Igreja no Brasil. Bispos do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima participam do evento, entre eles Dom José Albuquerque da diocese de Parintins.

Dom José Albuquerque é o bispo referencial para a vocação no Regional Norte 1 e integra a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Já participou de algumas assembleias gerais e conhece bem a dinâmica do encontro.

Acompanhando os processos de escuta das experiências dos bispos, Dom José avalia o evento como uma oportunidade de compreender o ministério ao qual foi chamado e de trocar experiências com bispos de diversas regiões do país, cada um com sua realidade pastoral.

Na ocasião, Dom José convoca a refletir sobre o perigo do clericalismo, afirmando que o pensamento não se resume aos padres, diáconos e bispos, mas está também na mente dos leigos que atuam na igreja.

Este ano, a programação da Assembleia conta com 27 sessões em plenária. O encontro reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. A atividade acontece até 19 de abril em Aparecida do Norte, São Paulo.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

Imagens – Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1