
Dom Hudson Ribeiro em sua ordenação episcopal em 2024
Nesta quarta-feira, 7 de maio, a Igreja Católica inicia o conclave, processo pelo qual os cardeais escolhem um novo papa. A eleição ocorre após a morte ou renúncia do pontífice e é realizada na Capela Sistina, no Vaticano.
A palavra conclave vem do latim cum clave, que significa “com chave”, em referência ao isolamento dos cardeais durante a escolha, sem qualquer comunicação com o mundo exterior. O objetivo é garantir total confidencialidade e concentração espiritual. Apenas cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto, e são necessários dois terços dos votos para a eleição do novo papa. Entre os 133 cardeais eleitores, sete são brasileiros.
O bispo auxiliar de Manaus, Dom Hudson Ribeiro, dirige-se aos fiéis e pede orações de toda a comunidade católica da capital amazonense pelo início do conclave que escolherá o novo líder da Igreja.
Dom Hudson também ressalta a importância de um novo pontificado voltado para as realidades da Amazônia, o cuidado com a Casa Comum, a justiça social e o acolhimento a todos.
Em comunhão com a Igreja de Roma, será realizada ao meio-dia, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, uma celebração em intenção pelo início do conclave.
Você acompanha a Santa Missa pela página da Rádio Rio Mar no Facebook. Em seguida, nossa programação continua com o Notícia em Ponto – Especial Conclave, a partir das 13h, na frequência 103,5 FM e redes sociais, com cobertura exclusiva da eleição do novo papa. O programa contará com a participação de Dom Zenildo Lima e do doutor em Liturgia, Frei Ricardo Farias.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar