
Bispo Emérito de São Gabriel da Cachoeira alerta para mudanças de hábitos destrutivos na relação com o meio ambiente
Em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2025, a Comissão para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece um itinerário espiritual baseado na reflexão do Evangelho Dominical. Nesse terceiro domingo, a reflexão foi liderada por dom Edson Damian, bispo emérito da diocese de São Gabriel da Cachoeira.
Dom Edson Damian destacou que a parábola da figueira estéril simboliza o povo de Deus que não acolheu a boa nova de Jesus. O bispo aplicou essa reflexão ao tema da Campanha da Fraternidade 2025, que é a ecologia integral e o cuidado da casa comum.
Segundo dom Edson Damian, o modelo capitalista baseado na exploração insaciável dos recursos naturais está gerando problemas ambientais graves, como a degradação do solo, a destruição das florestas e as mudanças climáticas. Ele ressaltou que estamos assistindo a eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e destrutivos.
O bispo emérito concluiu que o momento é decisivo para mudar os hábitos destrutivos na relação com a casa comum. E insistiu que ainda é tempo para mudar, mas o tempo é agora.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar