A folia momesca já toma conta de Manaus com bandas, blocos e bailes. As escolas de samba já esquentam os tamborins para os desfiles que começam na próxima semana. E em terras amazonenses não pode faltar o ritmo local, o tradicional boi bumbá.
No Sambódromo de Manaus, o desfile das escolas de samba contará com novidades em 2025, como espaços instagramáveis, uma exposição em homenagem à atriz e porta-bandeira Ednelza Sahdo e troféus das categorias do Carnaval. Os desfiles serão nos dias 27, 28 de fevereiro e 1º de março.
No dia 27, as escolas do Grupo de Acesso B abrem as festividades. No dia 28, será a vez das escolas do Grupo de Acesso A, que disputam o título de campeãs para garantir o ingresso no grupo especial em 2026. Já no dia 1º de março, as escolas de samba do Grupo Especial desfilam pela passarela do samba. A ordem dos desfiles foi decidida por sorteio.
Os amantes do dois pra lá, dois pra cá, terão o Carnaboi como uma largada para o Festival Folclórico de Parintins de 2025. O palco da festa será o Studio 5, nos dias 7 e 8 de março, e vai unir as tradições do Carnaval e do boi-bumbá. As apresentações começam às 19h, com a apoteose dos dois bois, como explica o secretário de cultura, Caio André.
Mas para quem já quer entrar na folia, neste sábado, 20, acontece a tradicional Banda da Bica, na Avenida 10 de Julho, próximo ao Largo de São Sebastião.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação