O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Amazonas lançou uma licitação para terceirizar a supervisão das obras de reconstrução das pontes sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá, nos quilômetros 23 e 24 da BR-319, que desabaram no segundo semestre de 2022.
O chamamento de empresas para o pregão está publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (28). O prazo para envio de propostas termina no dia 15 de agosto.
O edital mostra que o contrato deve custar R$ 7.852.326,48 e ter prazo de 12 meses de duração.
De acordo com o superintendente do Dnit-AM, Luciano Moreira Filho, os contratos de supervisão de contratos não são raros e fazem parte do cotidiano administrativo do departamento.
Durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em dezembro do ano passado, Luciano Moreira Filho disse que o Dnit não tem pessoal próprio suficiente para fiscalizar as empresas que contrata e que, por isso, contrata empresas para fiscalizar as outras empresas.
“Ele (contrato de supervisão) não só supervisiona, ele executa outros produtos, elabora projetos, elabora relatórios, faz vistorias, analisa projeto. O nosso quadro de servidores (do Dnit) não têm condições de realizar um trabalho dessa magnitude aqui. Todas as medições (de contratos) passam pela supervisora para a medição mensal da empresa executora. Ela (empresa supervisora) também tem que ter uma equipe técnica boa e qualificada para exigir qualidade dos serviços que estão sendo executados”, disse o superintendente do Dnit-AM, Luciano Moreira.
As pontes na BR-319 desabaram nos dias 28 de setembro (sobre o Rio Curuçá) e 08 de outubro (sobre o Rio Autaz Mirim), ambas em 2022.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação
BR-319: DNIT diz que uma empresa fiscaliza outra no Amazonas