O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa, que a distribuição de vacinas contra a Covid-19 será realizada de maneira equilibrada para todos os estados.
Segundo Queiroga, a pasta assumiu o compromisso para que todos os estados consigam chegar ao final da campanha de imunização ao mesmo tempo. Ainda de acordo com ele, as discussões sobre a dose de reforço estão sendo acompanhadas, mas que por enquanto não há evidências científicas sobre o assunto.
Conforme o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, em um cenário otimista, é possível imunizar toda a população adulta com duas doses até o fim de outubro, mas isso depende do recebimento das vacinas dentro do prazo, além da redução do tempo entre as doses da Pfizer.
O secretário-executivo explicou também que a distribuição das vacinas foi desarmônica e que isso era esperado por conta das particularidades populacionais de cada região do Brasil. Ele justificou que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19 foi construído sob a lógica de grupos prioritários.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação