Feriado prolongado é a junção de descanso e oportunidade de conhecer novos lugares. Os municípios da região metropolitana de Manaus são opções para estes três dias de folga. Um deles é Novo Airão, distante 115 quilômetros de Manaus.
Com mais de 400 ilhas, Anavilhanas é o local ideal para se conectar com a natureza. O turista ainda tem a oportunidade de visitar lagos, rios afluentes e igarapés, fora as espécies e animais presentes nestes lugares. Para chegar a cidade é só pegar a estrada AM-352. Quem gosta de artesanato, também, pode conhecer a Fundação Almerinda Malaquias que se destaca na produção de artesanato em madeira e fibras naturais de forma criativa e sofisticada. A fundação já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus materiais e pela gestão de sua instituição.
Recentemente, Novo Airão passou a integrar um programa voltado a tornar cidades turísticas em destino inteligentes do Ministério do Turismo. Apenas dois municípios da região Norte foram selecionados. Como explica a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Novo Airão, Suzianne de Oliveira.
Outra dica para curtir os próximos dias é Presidente Figueiredo. Distante 117km de Manaus, é possível chegar a terra das cachoeiras pela BR-174. A mais popular é a corredeira do Urubuí, no centro da cidade. Mas ao longo da estrada de Balbina também se encontra diversas opções, entre corredeiras, cachoeiras e lagoas.
A Lagoa Paraíso se tornou um destino cativo dos turistas. Ela fica no ramal do Adelmo, na comunidade Boa Esperança, localizada no quilômetro 120 da BR 174. Ao fim da trilha de 200 metros você pode se refrescar nas águas com belos tons de azul e cerca de 2,5 metros de profundidade. O local cobra R$10 a entrada, por pessoa, e recebe visitantes de 8h às 16h. Quem preferir dormir a cidade conta uma rede hoteleira. Como destaca a Elianda Miranda, secretária adjunta de Turismo e Empreendedorismo.
Agora é só anotar as dicas e pegar a estrada, desbravar novos lugares e relaxar no feriado prolongado!
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Diego Peres/SECOM e Judeilson Trindade/Divulgação