Especialista alerta que diagnóstico precoce da sífilis pode evitar complicações na saúde

Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) silenciosa, que pode ser grave e acomete uma parcela importante da população brasileira. Mais frequente do que se imagina, a pessoa pode estar infectada sem saber, como explica o médico infectologista, Marcelo Cordeiro.

Especialista alerta que diagnóstico precoce da sífilis pode evitar complicações na saúde.

A contaminação pode acontecer por agulhas contaminadas de mãe para o filho em qualquer fase da gestação, ou no momento do parto. Segundo os indicadores do Ministério da Saúde, o Amazonas registrou cerca de 2.415 casos de sífilis somente em 2022, desse total, a maioria foi de homens com 1.557 e já no caso das mulheres, foram registradas 858 ocorrências. Os sinais e sintomas variam de acordo com o estágio da doença. Seja ela primária, secundária terciária ou congênita.

O teste rápido está disponível para todas as pessoas e pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde, com leitura do resultado em no máximo 20 minutos. O tratamento é relativamente simples, feito com antibióticos específicos e acompanhado de exames clínicos e laboratoriais.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar