O dia do Finados é momento de relembrar daqueles que se foram e que deixaram muitas saudades. O símbolo da relação entre vivo e que os que partiram são as flores. Nesse período, o comercio das flores em Manaus fica aquecido. Nas floriculturas tem das rosas, ao colorido das orquidias. A escolha vai de acordo com a lembrança que cada um carrega do seu ente querido, como explica Conceição Andrade, que é dona de floricultura na capital.
Para o dia do Feriado, a empresária diz reforçou o estoque de olho no crescimento das vendas. Na floricultara é possível encontrar além das flores soltas, grinaldas e buquês prontos. E segundo Conceição os clientes são exigentes.
Além das vendas da flores, os empresários de Manaus também esperam um crescimento de venda das velas. Para atender a alta demanda, as fabricas de velas em Manaus aumentaram em 50% a produção. Na maior fabricas de velas da capital, foram produzidos mais de 20 milhões de velas para o dia dos Finados. Velas que abastecem o mercado na capital e no interior do Amazonas.
No dia de Finados as Velas e as flores são itens indispensáveis para homenagear os entes queridos. Mas o que não pode faltar mesmo é o carinho e o respeito por quem um dia fez parte das nossas vidas.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação