Dia dos Avós: Pastoral da Pessoa Idosa promove café da manhã para idosos em situação de rua

Dia dos Avós: Pastoral da Pessoa Idosa promove café da manhã para idosos em situação de rua

Dia dos Avós: Pastoral da Pessoa Idosa promove café da manhã para idosos em situação de rua

Para celebrar o 3° Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) realizou na manhã deste sábado, 22 de julho, um café da manhã para 150 avós em situação de rua. A atividade aconteceu na área do museu da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição e contou com a participação dos líderes da pastoral, autoridades civis e avós em vulnerabilidade social.

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada em 2004 pela Dra. Zilda Arns, a mesma que fundou a Pastoral da Criança. A proposta foi aprovada durante assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Pastoral tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, a melhoria da qualidade de vida e respeito aos direitos. Dispõe de uma equipe de líderes voluntários que acompanham os idosos em domicílio, mensalmente, de preferência, os mais fragilizados, destaca a coordenadora arquidiocesana da pastoral, Iara Lanza.

São muitos os desafios enfrentados pela Pastoral da Pessoa Idosa, como a falta de assistência da família de muitos idosos visitados, os maus tratos, políticas públicas de atendimento na saúde, o transporte coletivo que muitas vezes não está preparado para receber um passageiro idoso, motoristas que não esperam os idosos entrar totalmente no ônibus e causam acidentes graves, entre outras dificuldades destacadas pela coordenadora.

Na mensagem do Papa Francisco para o 3° Dia Mundial dos Avós e Idosos, o pontífice convida aos jovens para que se aproximem e visitem os idosos, que façam uma escuta ativa, acolham suas memórias e reconheçam as suas graças.

 

Ouça a matéria em áudio:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar