O Dia das Mães, celebrado no dia 12 de maio, é uma data muito aguardada para o setor de floricultura de Manaus. E os donos das lojas de flores estão otimistas com o aumento na venda para este ano. As plantas ornamentais e os buquês são os mais vendidos. No centro de floricultores de Manaus, que fica na Avenida do Turismo, o movimento deve ficar intenso, nas próximas horas, como afirma Maria Luiza, que é empresária do setor de floricultora.
A loja da Maria Luiza está preparada com estoque repleto de opções para presentear as mães. Este ano, a aposta da empresária é na venda de flores avulsas, arranjos e kits personalizados.
Na loja do Felix, a preferência dos clientes é pelas rosas, mas as orquídeas também fazem sucesso entre os consumidores. O venezuelano, que mora em Manaus há dez anos, já sabe quais as preferências dos manauaras.
O Dia das Mães corresponde a 40% do comércio anual de flores e plantas ornamentais. Por isso é considerado o “Natal” para o setor de floricultura. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura, a expectativa é a de que as vendas, esse ano, sejam 8% melhores do que em 2023. A venda de flores é não só para homenagear as mães em vida, mas também, aquelas que partiram. Por isso, nos arredores dos cemitérios de Manaus, as bancas de flores também foram montadas, para atender o público, neste final de semana.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet