Dez pesquisadores do Inpa estão entre os 100 melhores do país na área de ecologia e evolução

inpa

Os cientistas se destacaram entre mais de 11 mil profissionais da área (Foto Reprodução)

Dez pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa estão entre os 100 melhores do país na área de ecologia e evolução. Os cientistas foram selecionados em uma plataforma internacional conhecida como Research, que avalia os profissionais da área científica em todo o mundo. Os estudiosos, que atuam no Amazonas, se destacaram entre 11.774 profissionais da ciência, tendo seus trabalhos avaliados a partir de dezembro do ano passado.

O pesquisador do Inpa e ambientalista, Philip Fearnside, estuda problemas ambientais na Amazônia desde 1974. Em seu currículo, tem mais de 700 publicações científicas, entre artigos e livros, inclusive, sobre impactos e perspectivas de diferentes modos de desenvolvimento da região amazônica. Ele está em primeiro lugar no ranking nacional, entre os melhores pesquisadores, e fala da importância da seleção no âmbito local.

Outro cientista que se destacou, foi Carlos Alberto Quesada. Ele coordena dois projetos de pesquisa no Inpa, e ficou em 16° lugar no ranking nacional. O pesquisador ressalta o significado do reconhecimento dos profissionais para a Instituição.

Essa foi a segunda edição do ranking na área de Ecologia e Evolução. Na lista, constam outros oito pesquisadores do Inpa: William Magnusson, 5º lugar; Niro Higuchi, 12º lugar; Maria Teresa Piedade, 33º lugar; Ana Andrade, 47º lugar; Jansen Zuanon, 53º lugar; Jochen Schöngart, 59º lugar; Flávia Costa, 66º; e Albertina Lima, 77º lugar.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar