Na última sexta-feira 03/01 e madrugada de sábado 04/01, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), Secretaria Executiva de Inteligência (Seai), Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PCAM), realizou a Operação Rolezinho.
A ação ocorreu nas zonas leste e sul de Manaus, com o objetivo de desarticular práticas criminosas associadas a desordem viária, que colocam a população em risco. Ao todo, 325 veículos foram abordados, resultando na remoção de 32 motocicletas e seis carros de passeio por irregularidades, além de 13 motocicletas sem placas de identificação.
O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, destacou que a operação buscou coibir aglomerações que promovem badernas no trânsito, aumentando a segurança viária e reforçando o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.
A operação começou na avenida Aphaville, zona leste, local conhecido por reunir grande quantidade de motocicletas, muitas delas com irregularidades como chassis adulterados e condutores sob efeito de álcool.
Durante a operação, 21 motoristas foram flagrados sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD), enquanto outros 19 foram identificados sem equipamentos de segurança obrigatórios. Além disso, 15 condutores permitiram a condução de veículos sem habilitação, e 10 casos de alcoolemia foram registrados.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar