Em reunião, nessa segunda-feira, para tratar sobre a desocupação do acampamento no CMA, bairro Ponta Negra, zona oeste da cidade, o prefeito de Manaus, em exercício, vice-prefeito Marcos Rotta determinou aos secretários municipais que apoiem o governo estadual. No encontro estabeleceu que todas as secretarias apoiem os órgãos estaduais no cumprimento da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) na desocupação do acampamento montado em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na Ponta Negra.
Os órgãos municipais atuarão de forma auxiliar em retirada do acampamento no CMA, bairro Ponta Negra, zona Oeste da cidade. A ação integrada atende a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou a desocupação, em 24 horas, dos acampamentos montados nas imediações de quartéis e prédios públicos pelo país. Segundo Rotta, a orientação é de que esse trabalho seja realizado de forma ordeira e pacífica, colaborando com o Governo do Estado. Já temos empreendido uma parceria que tem trazido muitos frutos à cidade de Manaus e agora aumentada por conta do decreto do ministro Alexandre de Moraes, que prega que todos os municípios prestem apoio às ações do governo do Estado. Estamos todos conscientes do momento que passa o nosso país e a Prefeitura de Manaus irá cumprir sua responsabilidade de forma auxiliar, prestando o apoio necessário.
Durante o encontro, o prefeito em exercício também adiantou que de forma preventiva a Guarda Municipal estará em prontidão para salvaguardar o patrimônio público contra qualquer excesso. A reunião foi realizada na sede da Prefeitura, na avenida Brasil, zona Oeste. Reuniu os titulares das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes; da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas; da Casa Militar, William Dias; o subsecretário de Comunicação (Semcom), Jack Serafim; o subsecretário de Limpeza Urbana, Jairo Santos; o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz. //
De acordo com o titular da Semseg, Sérgio Fontes, a segurança municipal será realizada nos distritos limites, seguindo as orientações. Irão observar a decisão judicial e atuar dando o apoio ao que é da competência dos órgãos municipais. Estarão integrados, participando de todas as reuniões com as autoridades estaduais e será fornecida toda a ajuda que os órgãos de segurança precisarem para cumprir essa determinação.
Leia também:
- Gabinete de Crise é instalado para prevenir atos antidemocráticos no AM
- Autoridades e instituições do Amazonas repudiam ataques de bolsonaristas em Brasília
- Democracia ameaçada: Papa Francisco diz que é preciso superar lógicas parciais e cita o Brasil
- Moraes afasta governador do Distrito Federal por 90 dias