O Decreto nº 10.979 do governo federal que reduz em 25% da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e que afeta diretamente a competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus será pauta de reunião, nesta segunda-feira (28), entre o Governador do Amazonas Wilson Lima, o prefeito de Manaus David Almeida, além de parlamentares, representantes da indústria e da sociedade civil organizada. O objetivo do encontro é definir um plano em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Os presidentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam-AM), da Câmara Municipal (CMM), da Associação Amazonense de Municípios (AAM), da Ordem dos Advogados do Brasil também foram convidados para a reunião.
Conforme David Almeida essa é uma “uma decisão que o Ministério da Economia fere de morte a competitividade do modelo econômico instalado no Amazonas”.
No último sábado (26), o governador Wilson Lima anunciou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) vai mover uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto que geram efeitos prejudiciais diretos à Zona Franca de Manaus.
A reunião entre as autoridades está prevista para às 10h, no Palácio Rio Branco, Centro Histórico de Manaus.
Da redação – Rádio Rio Mar
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom