Decretação de emergência e reconstrução de ponte na BR-319 já foram iniciados, afirma DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), emitiu uma nota oficial sobre o acidente ocorrido na última quarta-feira (28), na BR-319, onde uma ponte desabou e deixou, até o momento, 4 vítimas fatais e pelo menos 15 desaparecidas.

O DNIT afirma que o trabalho para decretação de emergência e as tratativas para reconstrução completa da ponte já foram iniciados.

Leia nota na íntegra:

Sobre o colapso ocorrido na manhã de quarta-feira, 28 de setembro, na ponte sobre o rio Curuçá, no km 23,11 da BR-319/AM, próximo ao Careiro da Várzea, o DNIT informa que: 

Em função de vistoria anterior, ao constatar a necessidade de manutenção, o DNIT imediatamente acionou a empresa responsável pelo trecho, que já estava mobilizada para iniciar os trabalhos pelos bueiros e cabeceiras. A ponte estava operando apenas com uma faixa e devidamente sinalizada.

A causa oficial do incidente está em apuração. Nesta quarta-feira, o Diretor-Geral do DNIT, general Santos Filho, acompanhado do Diretor de Infraestrutura Rodoviária, Lucas Vissotto e mais 4 engenheiros, estiveram no local para coleta de dados e estudos iniciais para investigar as possíveis causas da ruptura e definir ações prioritárias junto a oficiais do Exército Brasileiro.

Providências:

Imediatamente após o fato, o Ministro da Infraestrutura determinou ao DNIT que prestasse o devido socorro às vítimas, em parceria com os demais órgãos envolvidos.

O trabalho para restauração emergencial da trafegabilidade foi iniciado ainda ontem.

Verificada a viabilidade técnica, pelo DNIT, de implantação da ponte móvel LSB, em parceria com o Exército Brasileiro, os militares iniciaram a mobilização com equipamentos e realizaram ações necessárias para deslocamento da estrutura até o local, a partir de Porto Velho (RO), com o objetivo de restaurar o tráfego no menor prazo possível.

O trabalho para decretação de emergência e as tratativas para reconstrução completa da ponte já foram iniciados pelo DNIT.

Da redação – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação