Para quem quer receber a restituição do imposto de renda, logo nos primeiros lotes, precisa correr para fazer a declaração devida. O Pedro não perdeu tempo. Prestou contas com a Receita Federal nos primeiros dias que o sistema foi aberto.
A Receita Federal paga as restituições seguindo uma ordem. Primeiro, idosos e pessoas com deficiência ou doença grave. Depois é a vez dos contribuintes com a maior fonte de renda sendo magistério, seguido dos que usaram a declaração pré-preenchida ou optou pela restituição via Pix.
O primeiro lote de restituição será pago ainda este mês. Os outros lotes serão pagos até setembro. O prazo para a declaração é 31 de maio. Quem deixa de declarar, paga uma multa. O contador Márcio Barros conta que os transtornos para deixa de declarar no prazo vai além da multa.
Para não correr esse risco e não tem condições de pagar um contador para fazer a declaração, as Universidades Particulares de Manaus estão com serviço gratuito. A Nilton Lins é uma delas. De acordo com a Professora Renata Salles, no local, o contribuinte pode ter todas as informações sobre a declaração do imposto de renda.
No Amazonas, mais de 260 mil contribuintes já prestaram contas com a Receita Federal.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet