A Fundação Rio Mar celebra 26 anos de história nesta quinta-feira, 14 de novembro. Ela nasceu com o objetivo de ser uma entidade sem fins lucrativos com a missão de captar recursos para a Arquidiocese de Manaus e seus meios de comunicação, para contribuir com a sociedade através das atividades de promoção da educação e cidadania.
A iniciativa partiu do Padre Thiago de Souza Brás e Dom Luiz, em 1993. O reconhecimento jurídico da instituição só ocorreu no dia 14 de novembro de 1998, na gestão do padre Martin Lauman, que na ocasião, era Diretor Superintendente. O começo desta caminhada foi marcado por diversos desafios, como destaca uma das primeiras diretoras da Fundação, Claudete Pinheiro.
Com o tempo, a Fundação Rio Mar ganhou credibilidade, não só da Igreja, mas também do Ministério Público, dos clientes, dos parceiros e principalmente dos contribuintes. A aposentada Ana é uma das colaboradoras mais antigas, e relata que por onde passa divulga o trabalho realizado, a começar pelos familiares.
Há oito anos, foi criado o Clube de Amigos da Rio Mar, uma campanha voltada a adesão de novos contribuintes, que dá direito a diversas vantagens e descontos nos parceiros conveniados à Fundação. A mão estendida de diversos amigos e do poder público não ajuda somente na manutenção dos meios de comunicação da Arquidiocese de Manaus, vai além, chega a sociedade por meios de serviços sociais, ambientais e de conscientização, como ressalta a diretora da Fundação Rio Mar, Francilma Grana.
Hoje, com 26 anos, a Fundação carrega um legado de serviços e respeito da sociedade manauara pela condução da sua prestação de contas e tudo aquilo que realiza. O papel social é um alicerces que levou a Rosana a torna-se colaboradora.
O novo ciclo que se inicia traz novos projetos e anseios para Fundação Rio Mar.
Que 2025 seja mais um ano de desafios, superações e muitas conquistas. Parabéns a Fundação Rio Mar pela história construída ao longo destes 26 anos!
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação