O processo de escuta da 5ª Congregação do Sínodo, nesta quarta-feira,09, teve a exposição de propostas para um ministério laical feminino. Foi lançada a ideia de instituir este ministério para a evangelização e preciso promover uma participação mais ativa da mulher na vida da Igreja, em uma perspectiva samaritana, ao mesmo tempo em que é preciso contrastar a violência generalizada contra as mulheres.
Religiosa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, Superiora Provincial da “Laura Vicunha” de Manaus e uma das auditoras do Sínodo, a Irmã Maria Carmelita acredita que o Sínodo tem, entre outros apelos, a valorização da mulher e a abertura para a defesa da participação feminina na Igreja.
Ouça:
Ela lembra, também que, por outro lado, o Sínodo tem um cenário desafiador, pois é um espaço predominantemente masculino.
Ouça:
Este foi apenas um dos temas abordados nesta quarta-feira. As escutas também contemplaram as preocupações com a saúde integral da Amazônia, com base no modelo de desenvolvimento que devora a natureza, os incêndios que estão destruindo a região, a corrupção, a desflorestação e as plantações ilegais que ameaçam tanto a saúde das pessoas quanto a do território e de todo o planeta.
Outra ideia é a tutela das populações em isolamento voluntário, principalmente indígenas vulneráveis ao genocídio. A sugestão é instituir um observatório eclesial internacional para a tutela dos direitos humanos e das necessidades destas comunidades.
A questão do diálogo para ter a Igreja ao lado das populações locais também foi suscitada, principalmente em razão da lentidão registrada, algumas vezes, por parte da Igreja em satisfazer as exigências da população.
Nesta mesma esteira, também houve apelo para maior envolvimento de leigos, com a criação de Ministérios que respondam a necessidade dos povos amazônicos. O Papa Francisco também ouviu pronunciamentos sobre migrações, pastoral urbana, teologia indígena e tradições locais.
Nesta quinta-feira, 10, a assembleia sinodal passa do ciclo de escuta de quatro minutos para ciclo menores, aonde os temas citados anteriormente começam a ser esmiuçados em diálogos mais próximos entre os padres sinodais.
Padre Amarildo Luciano, presente no Sínodo dos Bispos traz um panorama das discussões desta quarta-feira, no Vaticano. Ouça:
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Vatican News