Este ano completa-se 800 anos da criação do presépio por Francisco de Assis no Natal em uma gruta na Cidade de Greccio, em 1223. A celebração é um marco para a Família Franciscana, congregações, paróquias, comunidades, seguidores e devotos de São Francisco de Assis.
São Francisco tinha o objetivo de que todos compreendessem melhor o nascimento de Jesus. O presépio representa a simplicidade da vida, humildade.
A oitava comemoração do centenário da criação do presépio, volta o olhar para realidade amazônica, espaço de profunda encarnação do carisma franciscano.
De acordo com o sacerdote, Frei Paulo Xavier, a celebração dos 800 anos é uma oportunidade para a Família Franciscana renovar a dedicação ao Santo Padroeiro da Ecologia.
Neste ano a Paróquia de São Francisco das Chagas, situada no bairro Colônia Oliveira Machado, irá celebrar os festejos com o tema: 800 anos do Presépio – intuição de São Francisco – a partir da Carta Apostólica do Papa Francisco – Admirabile Signum – sobre o significado e a importância do Presépio.
Ouça a matéria em áudio:
A programação será realizada no período de 25 de setembro a 4 de outubro e contará com a participação de padres que já foram párocos da igreja, padres do setor e padres da Congregação Capuchinha.
O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, convida os fiéis a participarem da festa e contemplar os 800 anos do presépio.
A Paróquia de São Francisco das Chagas fica localizada na rua da Serraria Amazonas, bairro Educandos. Você pode acompanhar toda a programação nas redes sociais da paróquia.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar