Crédito Rural incentiva aquisição de tecnologias para preservação da Floresta Amazônica

As novas tecnologias podem ser acessadas por meio de cadastro a ser realizado no  Idam (Foto Divulgação)

As novas tecnologias podem ser acessadas por meio de cadastro a ser realizado no  Idam (Foto Divulgação)

R$ 2,2 bilhões, esse é o recurso disponibilizado pelo Plano Safra, para o crédito rural, destinado à produtores e agricultores familiares do Estado do Amazonas. As cartas de crédito podem ser solicitadas, pelos empreendedores do setor, por meio de um cadastro a ser realizado no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável – Idam. O objeto do programa é diminuir os custos da mão de obra, otimizar o tempo de produção e aumentar a produtividade.

Produtor rural do município de Rio Preto da Eva, Diego Zanela, contratou um crédito de cerca de R$ 200 mil, que o ajudou a comprar um trator agrícola para alavancar a produção de mamão e pitaya. Ele afirma que programa colaborou para modernizar e expandir o processo.

O Plano Safra tem fomentado o setor produtivo na região, com incentivo à mecanização agrícola, inovações tecnológicas e o aumento da produtividade, reduzindo a pressão sobre a floresta. O titular da Secretaria de Estado de Produção Rural – Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que a agricultura pode ajudar na preservação da floresta.

Os produtores rurais e agricultores familiares que buscam o acesso ao crédito, nos 61 municípios do Amazonas e na capital, devem se dirigir ao escritório local do Idam, em seu município, para a elaboração de projeto técnico.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar