O céu encoberto por fumaça preocupa pela qualidade do ar e o avanço das queimadas no Amazonas, situação que se agrava com o período da seca. Apesar desse cenário, desde o início do mês de junho, ações de combate aos incêndios estão sendo realizadas por meio das operações Aceiro e Céu Limpo, em todo o estado.
300 homens participam das ações, incluindo bombeiros, brigadistas e membros da Força Nacional. Até o momento, mais de 6 mil focos de incêndio foram combatidos, evitando que o fogo se alastrasse e causasse danos à vegetação, fauna e às comunidades locais.
Para ajudar neste trabalho, o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) recebeu 15 novas viaturas, entre elas quatro de combate a incêndio, que serão empregadas nas operações na região metropolitana de Manaus e no sul do estado, áreas que registram os maiores índices de queimadas.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas, ressalta que as ações estratégicas serão ampliadas com os novos equipamentos.
Também foram entregues 11 novas ambulâncias, que serão integradas ao Grupamento de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (Graph), reforçando as operações de socorro em situações de emergência que demandam atendimento imediato e especializado. Uma lancha também foi entregue e já foi utilizada para atuar no incêndio de uma embarcação no último mês, nas proximidades da capital.
Rádio Rio Mar
Foto: Davis Alberto e Edson Aquino / Secom