Construções verdes são as chamadas sustentáveis. Tal método está ligado as mudanças climáticas e a questão ambiental que tem motivado diversos setores a repensarem métodos e práticas para reduzir os impactos no ecossistema. Em Manaus, para fortalecer este modelo de construção, a Prefeitura de Manaus integra, desde o ano passado, a iniciativa Internacional Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).
Neste ano, o município vai desenvolver iniciativas que estimulem a construção verde, como na área de habitação, em parceria com o Estado. Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Suhab (Superintendência Estadual de Habitação) já possuem um termo de cooperação firmado desde 2022 e na agenda de 2023 a previsão é que se avance em questões habitacionais.
Outro objetivo desta parceria é alinhar a regularização fundiária e urbana de conjuntos e residenciais edificados há décadas no Amazonas. Para Valente, a ideia é fortalecer a capital como ambiente atrativo para novos negócios, aberta ao mercado e com projetos e planejamento urbano com foco na habitação, especialmente no centro de Manaus.
Os estudos serão realizados pelas equipes do município e do Estado, por meio da cooperação técnica, e devem auxiliar também nas construções dos novos projetos habitacionais estaduais a serem implementados na capital e no interior.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Implurb