O segundo dia do 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN), realizado em Manaus de 10 a 15 de novembro, foi dedicado ao Caminho, principalmente o escutar, na formação missionária. A programação teve acolhida, animação, momento orante, vídeo e a 1ª conferência com a Irmã Zuleica Silvano.
A palestrante ressaltou que a experiência missionária tem como ponto de partida a Palavra.
“As pastorais, todos os movimentos, ou seja, toda a vida da Igreja, ação evangelizadora, deve ter sua centralidade na palavra e, portanto, todo, discípulo missionário parte dessa experiência com Deus através da palavra de Deus. Porque missionário não tem que somente ver o aspecto sociológico. Aspectos da realidade que são muito importantes, mas também tem a força e a esperança que vem da palavra de Deus”, disse a Irmã Zuleica Silvano.
O painel temático do dia abordou o lema do 5CMN ‘Corações ardentes, pés a caminho’, com olhar bíblico. A importância das mulheres nas comunidades também teve destaque, como disse o Cardeal Leonardo Steiner. O Cardeal Leonardo Steiner lembrou que o povo amazônico tem muito a oferecer, pois carrega a essência da missionariedade.
Exemplo de serviço e missionariedade feminino na Igreja é a congressista Katiuscia, de São Gabriel da Cachoeira.
O monsenhor Zenildo Lima, que será ordenado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus no último dia do 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN), no próximo dia 15 de novembro, afirma que esse encontro enriquece a Arquidiocese de Manaus.
A programação da tarde deste segundo dia inclui grupos temáticos sobre a formação missionária, antes do deslocamento para as paróquias nas quais ocorrerá a vivência missionária, com atividades pensadas pelas comunidades, como encontros, conversas, testemunho, visitações, catequese com um Bispo convidado e espaço de partilha de vida e missão na comunidade.
Já à noite estão previstas celebrações eucarísticas e deslocamento de volta para as casas das famílias.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Bruno Elander