42 famílias da comunidade ribeirinha São Pancrácio, no município de Parintins, ainda vivem em isolamento energético. A agricultora Rozinei Mendonça Glória relata as dificuldades enfrentadas por conta da ausência de energia.
Para reverter essa situação, especialistas da Secretaria de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (SEMIG) realizaram uma visita à localidade para uma análise técnica. Na ocasião, a equipe desempenhou o serviço de georreferenciamento das casas. Os dados coletados servirão de base para o estudo de viabilidade do projeto de instalação de energia solar na comunidade.
A opção visa levar segurança e qualidade de vida para esta população que vive em uma área distante dos centros urbanos, como explica o secretário da SEMIG, Ronney Peixoto.
A fonte solar é a segunda maior matriz elétrica nacional, e equivale a 17,4% da produção do Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Esta é uma fonte alternativa, renovável e sustentável, associada à geração limpa de eletricidade que transforma a luz do sol em energia elétrica.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semig-AM