Na manhã desta terça-feira, 12 de novembro, aconteceu uma reunião para tratar do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que terá a cidade de Manaus como sede. O encontro contou com a participação dos membros da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como Osnilda Lima e Dom Edilson Soares, além do Cardeal Leonardo Steiner, do bispo auxiliar Dom Zenildo Lima, e dos coordenadores de pastoral da Arquidiocese de Manaus, Irmã Rosanna Marchetti e Padre Geraldo Bendaham.
O evento, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de setembro de 2025, tem como objetivo fortalecer vínculos, compreender as necessidades locais e debater novas estratégias de atuação da Igreja. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2025, a edição do Muticom abordará o tema “Comunicação e Ecologia Integral: Transformação e Sustentabilidade”, conforme explica Dom Edilson Soares.
O Muticom acontece a cada dois anos e reúne agentes de pastoral, profissionais e estudantes de comunicação de todo o país. É um espaço para a troca de experiências e reflexão sobre os desafios da comunicação.
A programação contará com palestras, oficinas, painéis de debate, apresentações de trabalhos acadêmicos, entre outras atividades. Segundo a membro da comissão, Osnilda Lima, os participantes terão uma experiência de imersão.
A comissão segue com a visita técnica até amanhã. A equipe fará uma visita às dependências do Studio 5 Centro de Convenções, onde será realizado o Muticom.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar