
Comissão de Ecologia Integral convida fiéis a se integrarem as ações de cuidado com o meio ambiente
A Comissão de Ecologia Integral da Arquidiocese de Manaus desenvolve ações voltadas ao cuidado com a Casa Comum, com foco na realidade amazônica. O trabalho une fé, justiça social e sustentabilidade, inspirado na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
Entre várias iniciativas e projetos, está o está o “Semeaduras”, que reúne e divulga práticas de cuidado ambiental já adotadas nas comunidades. A proposta incentiva mudança de atitudes nas comunidades e reforça compromisso com o meio ambiente e com os mais vulneráveis, destaca a pesquisadora na área de Tecnologia da Madeira, Resíduos Agroflorestais e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e integrante da comissão, Marcela Amazonas.
Outra frente de atuação envolve formação de educadores ambientais e orientação sobre descarte correto de resíduos em celebrações e eventos religiosos.
A comissão mantém diálogo com catadores de materiais recicláveis e reconhece importância desse trabalho para preservação ambiental e geração de renda. Parcerias com o SARES, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a Equipe Itinerante fortalecem as ações.
A equipe conta com agentes pastorais de diferentes áreas. O objetivo é promover conversão ecológica pessoal e comunitária, com consciência sobre relação entre ser humano e criação.
Para conhecer ainda mais o projeto, acesse o Instagram @ecologiaintegralmao.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar.