Comerciantes da Rua dos Barés começam a sentir efeitos da cheia do Rio Negro

O Rio Negro atingiu a cota de inundação severa nesta sexta-feira, quando chegou aos 29,03 metros, em Manaus. A última medição marcava 28,98m. Desde o início do mês de abril, o Rio encheu 1,75m.

A capital vive o nível mais elevado dos tradicionais alertas de cheia. O Serviço Geológico do Brasil divulga o segundo boletim nesta sexta-feira (30). No primeiro, divulgado em março, a previsão era de que o rio Negro poderia atingir a cota máxima dentro do intervalo de 28,55m a 30,35m, com maior probabilidade para o valor médio de 29,45m no Porto de Manaus.

Cheia do Rio Negro transforma cenário na Orla da Manaus Moderna, no Centro de Manaus. Foto: Macildo Ribeiro

Assim como outros comerciantes, Risonaldo dos Santos, que trabalha em um depósito de legumes e frutas, na Rua dos Barés, no Centro, já se prepara para a inundação. Ele vai levar a mercadoria para a Feira da Banana, porque a água já começou a invadir a rua.

Ouça a reportagem:

Veja como está a Rua dos Barés:

A diferença entre o nível do Rio Negro no dia 29 de abril de 2021 para o dia 29 de abril de 2012 é de 18 centímetros a menos. A água já começa a representar na Rua dos Barés, referência para determinar a gravidade da inundação.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar