A Delegacia Interativa de Polícia de Borba prendeu em flagrante o comerciante Otílio Tadeu Linhares Júnior, proprietário de um dos principais supermercados do município, por envolvimento em um esquema de fraudes contra consumidores.

Comerciante é preso por venda de produtos vencidos e fraudes contra consumidores em Borba. Foto: Divulgação PC-AM.
As investigações começaram após o próprio comerciante denunciar quatro ex-funcionários por furto mediante fraude e estelionato. No entanto, durante o cumprimento dos mandados de prisão temporária, os funcionários relataram que agiam sob coação e assédio moral, sendo obrigados a vender alimentos vencidos e mascarar a deterioração dos produtos, sob ameaça de demissão ou descontos salariais. Segundo o delegado Jorge Arcanjo, as ordens partiam da mãe do empresário, Cléria Maria Angeleti Linhares, de 66 anos, que também atuava na administração do mercado.
Ainda de acordo com o delegado, havia um controle interno que determinava a inclusão de até 50 unidades de determinados produtos vencidos nas notas fiscais dos clientes. Quando esse número era atingido, os demais itens eram descartados. O objetivo era mascarar perdas sem que o mercado tivesse prejuízo, colocando em risco a saúde dos consumidores.
- DPE-AM e Funai firmam parceria para atendimento especializado a povos indígenas
- Rocam desarticula laboratório de drogas no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
No depósito do supermercado, também foram encontradas munições de diversos calibres, chumbo e pólvora, sob a posse de Cléria Maria, que foi indiciada por posse ilegal de material bélico.
Otílio foi autuado em flagrante por crime contra a saúde pública e também será indiciado por estelionato, coação moral, organização criminosa, lavagem de dinheiro e constrangimento ilegal. Ele foi liberado após audiência de custódia e responderá ao processo em liberdade, mediante medidas cautelares.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e apurar a extensão dos danos aos consumidores.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar