A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) anuncia o início das inscrições dos produtores rurais em adesão ao Garantia Safra 2022-2023 em todos os sete municípios da Bacia do Juruá. O coordenador estadual da Sepror, Heitor Liberato, orienta a todos os agricultores que possam ter perda de safra por estiagem ou cheia, a procurar os escritórios locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em seus municípios para fazer a inscrição presencial.
Os interessados em aderir ao Garantia Safra devem preencher os seguintes requisitos: ser agricultor familiar nos moldes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com Declaração de Aptidão-DAP ativa; renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo; e cultivar em área entre 0,6 hectare e 5 hectares das culturas cobertas (arroz, algodão, feijão, mandioca e milho).
Heitor Liberato informou, também, que continuam sendo feitas as avaliações dos laudos de verificação de perdas na safra 2021-2022, cujo resultado será apresentado ainda no primeiro semestre do corrente ano. Os técnicos vistoriadores no Amazonas visitam as localidades indicadas e trabalham na elaboração de 170 laudos amostrais.
“A confirmação de 50% de perdas da lavoura, que determina o pagamento do benefício por parte do Governo Federal, obedece critérios de transparência e igualdade nas análises em todos os municípios abrangidos pelo Garantia Safra no estado, e os resultados serão divulgados nos próximos meses”, disse Heitor Liberado.
Os sete municípios da Calha do Juruá onde 1.502 produtores rurais aderiram ao Garantia Safra são: Carauarí (651 produtores), Eirunepé (318), Envira (79), Guajará (135), Ipixuna (134), Itamarati (155) e Juruá (30).
Com informações assessoria
Fotos: Divulgação
Leia também:
- Recuperação de erosão na orla de Nhamundá custará mais de R$ 7 milhões
- Época da Pupunha: Conheça os benefícios da fruta amazônica para a saúde