Parintins: Ações de combate à exploração sexual e violações de direitos humanos são fortalecidas

As ações de sensibilização e conscientização seguem até o dia 3 de julho. Os trabalhos iniciaram na segunda-feira, 26, com foco em públicos considerados mais vulneráveis em grandes eventos.

A iniciativa faz parte das atividades da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc) em parceria com instituições. A campanha “Boi-bumbá para todos” atinge a população local e turistas, que já começou a receber as abordagens, como destaca a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.

Entre as ações para um turismo mais seguro e prevenção à exploração sexual, pela primeira vez, o Amazonas levou à Parintins uma equipe capacitada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para atuar nas abordagens, identificação e soluções de casos.

Durante o Festival, a Sejusc e a Amazonastur estão à frente dos trabalhos para combater este tipo de crime. As ações focam na prevenção e informação sobre canais de denúncia. Nesta semana, cerca de 200 tricicleiros aderiram ao selo da campanha nacional “Faça Bonito”.

Mailer Castro, de 29, atua no modal há 5 anos. Ele apoia a iniciativa.

Na cidade, estão sendo realizadas abordagens junto às forças de segurança e saúde em pontos turísticos, hotéis, restaurantes e áreas de grande movimentação da cidade.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Lincoln Ferreira / Sejusc