Quase 500 mil pessoas estão aptas para receber a vacina bivalente na capital

A capital amazonense tem 477.476 pessoas com 18 anos ou mais aptas a receber a vacina bivalente, que protege contra formas graves da Covid-19 e está disponível para todos os adultos que receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes no esquema primário ou reforço. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferta o imunizante em 75 pontos de vacinação.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, é importante manter as medidas preventivas contra a Covid-19, entre elas a atualização do esquema vacinal, mesmo após a declaração do fim da emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além das pessoas de 18 anos ou mais, podem receber a vacina bivalente os adolescentes a partir de 12 anos que fazem parte de um dos grupos prioritários. São eles: pacientes imunocomprometidos, pessoas com comorbidades; indígenas e quilombolas; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber o imunizante, seja ele da vacina bivalente ou de 1ª ou 2ª dose de vacinas monovalentes do esquema primário, o usuário deve procurar qualquer um dos 75 pontos de vacinação e apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.

Crianças e adolescentes

Adolescentes a partir de 12 anos que não integram os grupos prioritários para a vacina bivalente podem receber a 1ª ou 2ª doses, ou dose de reforço, de vacinas monovalentes.

Os bebês a partir de 6 meses até as crianças menores de 12 anos são atendidos em unidades específicas, entre as quais 14 voltadas à imunização de bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 destinadas à aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos.

Os pontos de vacinação da rede municipal funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, sendo que nove deles têm atendimento em horário ampliado, de 8h às 20h. Os usuários podem ainda buscar uma das nove salas de vacina que atendem aos sábados, de 8h às 12h.

Multivacinação

A imunização contra a Covid-19 será ofertada também durante a campanha de multivacinação, voltada para o público de zero a 14 anos. A mobilização, que busca ampliar a proteção de crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis, tem início neste sábado (13) e segue até o dia 25 de maio, tendo o dia 20 de maio como o “Dia D de Mobilização”.

Com informações da Semsa

Fotos: Divulgação / Semsa