Uma Fiscalização de combate a crimes ambientais, no Amazonas, foi acompanhada e registrada pela emissora chinesa CGTN America. A operação deflagrada, nesta semana, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam será destaque em um documentário de produção estrangeira.

(Foto Divulgação)
A Operação Região Metropolitana foi acompanhada, nessa quinta-feira 23/10, por uma equipe da emissora chinesa CGTN America. As fiscalizações ocorreram em uma parceria entre Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam e o Batalhão de Policiamento Ambiental – BPAmb da Polícia Militar do Amazonas – PMAM. Durante a ação, os jornalistas registraram o trabalho de fiscalização e combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeira nas proximidades de Manaus.
- Manaus 356 anos: a metrópole da Amazônia que se expande e anseia por oportunidades
- Prefeito afirma que descarte irregular de lixo, em Manaus, é grave e faz apelo à população
Integrante da produção do documentário, o jornalista Thiago Mostazo, destaca que o contato em campo possibilitou um olhar apurado sobre a realidade amazônica.

(Foto Divulgação)
Ainda segundo o jornalista, foi possível identificar como funciona a série de ilegalidades na região.

(Foto Divulgação)
A previsão de lançamento do documentário é para o início de 2026. Nele, será retratado como as comunidades, pesquisadores e órgãos ambientais enfrentam as consequências das atividades ilegais.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar