No Brasil, em 2021, são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama. De acordo com o Inca, a taxa bruta de neoplasia maligna na região Norte é liderada pelo estado do Tocantins, seguida por Rondônia, Acre e Amazonas. Entre a população amazonense a taxa estimada de casos é de 32,13 para casa 100 mil mulheres somente pata este ano.
Já com relação ao câncer do colo do útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres no Brasil, estimasse um risco de 15,38. Entre as regiões este tipo de câncer é mais incidente na região Norte. O Amazonas, por exemplo, possui uma taxa de casos 102,3% maior que a média brasileira. Frente a esses dados preocupantes, a melhor opção são ações de prevenção e diagnóstico precoce. Em Manaus, o projeto Circuito da Mulher, realizado na Clínica da Família Antônio Reis, localizada na zona sul, busca incentivar os cuidados com a saúde da mulher.
A estudante, Cristiane Fernandes contou que descobriu há pouco tempo uma inflamação na região pélvica. Ela está fazendo o tratamento para evitar que a infecção se torne uma doença pior.
O autocuidado é a melhor opção para afastar a possibilidade de ter câncer de mama ou de útero. A dona de casa Isabel de Lima, já está fazendo a sua parte. Ela tem mantido os exames e consultas em dia.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Lincoln Ferreira / Semsa