Em 2023. o Estado registrou crescimento de 109% no número de golpes virtuais.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que, em 2023, o Amazonas registrou aumento de 109% no número de estelionatos por meio eletrônico, saltando de 419 para 877 casos. Os principais alvos dos golpistas são idosos e pessoas com baixa escolaridade. O Instituto de Defesa do Consumidor – Procon/AM orienta aos cidadãos, que costumam comprar pela internet, a se protegerem de golpes.
- Ipem-AM reprova balanças e notifica padarias e restaurantes, em Manaus
- Parintins contará com carreta de saúde a partir de terça-feira
O diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe, explica que os consumidores devem desconfiar dos preços abaixo da média de mercado e verificar o nível de confiabilidade das plataformas.
Após o pagamento, geralmente feito por boleto, Pix ou débito, torna-se difícil a identificação dos responsáveis, e a recuperação do dinheiro da vítima. Ainda segundo Fraxe, o consumidor deve ficar atento às seguintes informações no ato da compra.
Em caso de estelionato, o cidadão deve registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima de sua casa ou na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor – Decon. Consumidores que identificarem qualquer irregularidade ou desrespeito aos seus direitos, podem registrar denúncias no Procon Amazonas por meio do número 0800 092 1512
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar