Deslizamento de barranco, destelhamento de casas, risco de desabamento e até queda de árvore foram as principais ocorrências registradas em diversos bairros de Manaus, em decorrência do temporal que caiu na capital durante esta sexta-feira (08/04).
De acordo com a defesa civil do município, as famílias que foram prejudicadas com as ocorrências já estão recebendo o atendimento necessário, conforme explicou o secretário executivo do órgão, Fernando Jr.
“Por conta da forte chuva que caiu no final desta manhã e no início da tarde, a Defesa Civil registrou 8 ocorrências por meio do telefone de emergência, telefone 199. A principal ocorrência e que foi atendida pela equipe de resposta foi uma árvore que caiu sobre uma residência na Colônia Santo Antônio. Os agentes foram para o local retirar a árvore, já registraram a ocorrência, colocando a família dentro dos programas sociais”, comentou.
Manaus também registrou alagamento em alguns pontos, inclusive deixando o trânsito mais lento nas principais avenidas da capital. Ainda segundo a defesa civil, a zona Sul foi a mais afetada pela chuva, nos bairros Adrianópolis, São Francisco e Praça 14.
Nas últimas semana, a capital já registra chuvas intensas, e a previsão é que o período chuvoso continue até meados de junho. Na semana passada, por exemplo, duas casas quase ficam soterradas após o deslizamento de um barranco na rua Doutora Yolanda, bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus.
As chuvas são típicas do período, chamado de inverno amazônico, gerando aumento do nível dos rios que cobrem a região amazônica. Nos últimos anos, as cheias têm ocorrido de forma mais intensa, e em 2022 já tem município em situação de emergência.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar
Com informações da Assessoria de Imprensa da Defesa Civil*