CNLB elabora subsídio para a celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

CNLB elabora subsídio para a celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

CNLB elabora subsídio para a celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) comemora neste domingo, 26 de novembro, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e para celebrar foi elaborado um subsídio com quatro premissas que devem ser refletidas na comunidade.

As premissas tratam do tema: A vocação laical assumida como graça e missão; a Igreja como casa dos cristãos leigos e leigas; a necessidade de superar o clericalismo para que a Igreja seja mais evangelizadora e profética; e o cuidado para com os pobres como testemunho vivo de que somos seguidores de Jesus Cristo.

Os leigos são a maior parte da vida ativa da igreja, são eles que movimentam as pastorais, serviços e movimentos das paróquias e áreas missionárias. São eles, batizados e batizadas, que mantêm a fé e devoção pela história da evangelização, destaca o presidente do Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus, Francisco Meireles.

O subsídio também propõe três encontros que ajudam a refletir a vocação e missão do leigo e da leiga como sujeitos eclesiais na Igreja Povo de Deus. O primeiro recorda a missão fundamental que é anunciar a Boa Nova do Reino inaugurado por Jesus; o segundo apresenta a dimensão profética da vocação laical; e, por fim, no terceiro encontro propõe o ‘esperançar’, onde se quer recordar o que pode trazer esperança diante de tantos desafios vividos em busca de justiça e vida digna.

Ouça a matéria em áudio:

Neste ano, a celebração marca também o encerramento do III Ano Vocacional da Igreja no Brasil. Desde 2022, está se refletindo sobre a importância das diversas vocações e ministérios para a vida da Igreja.

Texto-Base-Dia-do-Leigo-celebracoes-e-texto-base

Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar