O Círio de Nazaré, considerado uma das festas cristãs mais populares da Igreja Católica, chegou a sua 108ª edição, trazendo como tema: “Maria, Mãe do puro amor, ensina-nos o caminho da paz!”.
A Missa Campal foi presidida pelo Cardeal Dom Leonardo Steiner e concelebrada pelos padres missionários do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME), Daniel Curnis, Braz Lourenço e Carlinhos da Silva. A Santa Missa foi transmitida pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.
A programação deste ano começou no dia 1º de outubro, com a abertura Oficial dos Festejos e Apresentação dos Mantos, em seguida, durante toda a semana com as Santas Missas em hora a N. Sra. de Nazaré, cada dia um subtema diferente e uma benção específica. Na noite do dia 8, após a missa, ocorreu a transladação da imagem, saindo da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, situada na Av. Mário Ypiranga, conjunto Adrianópolis, até o Santuário de N. Sra. de Fátima, localizado no bairro da Praça 14. Na manhã seguinte, 9 de outubro aconteceu o Círio, a imagem retornou para a Paróquia de Nazaré para a Santa Missa. Cerca de 5 mil fiéis participaram da programação.
Ouça a matéria completa em áudio:
Entre os peregrinos de N. Sra. de Nazaré, estava o senhor Luís Timóteo Florindo, mais conhecido na Guarda de Nazaré como 01, um dos devotos mais antigos, com mais de 70 anos de Círio e os responsável por colocar e tirar a imagem da santa da berlinda, e que apesar da idade sempre acompanha toda a procissão a pé.
De acordo com Fábio Correia, coordenador geral do Círio de Nazaré, cerca de 200 agentes da guarda de Nazaré e Terço dos Homens, participaram da organização do evento, assim como o apoio da Polícia Militar, Órgãos de Trânsito e de Saúde. A grande novidade foi a estreia da nova corda, com 220m cada perna (60m a mais do que a corda antiga), que foi adquirida antes da pandemia, mas só esse ano foi usada pela primeira vez.
Em sua homilia, o Cardeal Arcebispo Dom Leonardo Steiner destacou entrega de Nossa Senhora a serviço do reino, por meio da gratidão, Nossa Senhora encaminha o povo até Jesus.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagens colaboração – Érico Penna