Cinco pessoas são presas durante fiscalização do Detran-AM no feriado prolongado

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou, entre quarta (04/09) e a madrugada desta segunda-feira (09/09), 55 pessoas dirigindo sob efeito de álcool durante operações da Lei Seca realizadas em várias zonas em Manaus e no município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus, durante a 34º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani). Durante as ações, foram fiscalizados 3.848 veículos e realizados 1.736 testes de alcoolemia, popularmente conhecidos como testes do bafômetro.

Cinco pessoas foram presas em flagrante, sendo três por alcoolemia e duas ao serem flagradas portando documentação falsa – Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). A fiscalização nas duas cidades ocorreu por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e em parceria com Polícia Civil e Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

Durante o período de fiscalização, foram emitidos 503 autos de infração a motoristas por violação a normas diversas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre elas, dirigir sob a influência de álcool, dirigir com a CNH vencida, transportar crianças sem a cadeirinha ou assento de elevação, e veículos com licenciamento em atraso. De acordo com o balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (9/9), foram recolhidos 62 veículos, sendo 26 carros e 36 motocicletas, 52 CNHs e 56 CRLVs.

Na capital, as blitze se concentraram nas zonas sul, na avenida André Araújo; zona norte, na rua das Paxiubas e avenida Max Teixeira, e na AM-010, Km 32. Os agentes do Neot apresentaram na noite de sábado (07/09), no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o motorista A.M.S.O., de 31 anos, cujo teste de alcoolmia apresentou  0,54 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que configura com crime de trânsito.

O Departamento de Trânsito informa que, caso o condutor seja parado em uma blitz e o teste acusar de 0,5 mg/l até 3,33 mg/l, não será dada voz de prisão, mas haverá arbitramento de multas no valor de R$ 2.934,70, bem como deverá o motorista responder a processo administrativo com a possibilidade de suspensão do direito de dirigir pelo período de 12 meses.

Na noite deste domingo (08/09), dois homens foram apresentados no 19º DIP da Ponta Negra. A.S.V., 33, após realizar o teste do bafômetro, apresentou 0,71 mg/l. Ele foi abordado durante a blitz realizada na Avenida do Turismo, em frente a uma casa de show.

No mesmo local, D.C.C., 32, foi preso após apresentar CNH falsificada. No documento apresentado por ele, constava que o mesmo era habilitado na categoria “B”; porém, após checagem no sistema, foi constatado que a categoria dele era “A”. Na delegacia, D.C.C. confessou que alterou o documento para poder trabalhar como motoristas de aplicativo.

Com informações da Assessoria

Fotos: Mateus Nogueira