Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que há probabilidade de chuvas no período de segunda à quarta-feira. O inverno amazônico deixa Manaus em alerta em diversas áreas, como é o caso da infraestrutura. Os trabalhos são intensificados para amenizar os impactos negativos causados a redes de drenagem. Somente nos dias úteis da semana passada foram mais de 60 ações dessa natureza pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura de Manaus (Seminf). Como explica o subsecretário de serviços básicos, Efrain Aragão.
A principal causa de tantos rompimentos de tubulações nesse curto período de tempo tem como fator principal a falta de manutenção nas redes de drenagem.
Na zona Sul, uma obra emergencial perdura até essa semana devido ao rompimento da tubulação, ocasionado pela pressão das águas do igarapé. Um afundamento na via se formou, o que resultou na cratera. Uma linha de drenagem de 25 metros está sendo refeita. Já na zona Norte, na avenida A, conjunto Oswaldo Frota, as equipes recuperam uma rede onde um afundamento parcial da via deixou os moradores em alerta.
Atualmente, os 17 distritos de obras espalhados pela cidade trabalham para minimizar os impactos do inverno amazônico.
Rádio Rio Mar
Fotos: Divulgação / Seminf