A forte chuva que iniciou ainda na madrugada desta quinta-feira (01/12) em Manaus, causou diversos alagamentos e transtornos aos moradores da capital amazonense. Conforme a Defesa Civil municipal, até o momento, foram registradas 08 ocorrências pela central de atendimento 199.
Foram 04 alagamentos, sendo um na Rua Paraibana, bairro Raiz; 01 na Rua Boa Sorte, no Presidente Vargas; outro na Alameda Luiz de Camões, no Santo Antônio e um último na Alameda 10 de Julho, no Petrópolis. Houve ainda um desabamento de muro na Rua Sobrinho Maranhão, no bairro São Francisco. Não houve vítimas.
Outras ocorrências registradas foram um desabamento de Marquise na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, deslizamento de Barranco na Rua Vicente Torres no São Jorge e um desabamento parcial de casa de alvenaria, na Rua Grapia no Monte das Oliveiras.
Conforme a Defesa Civil, duas equipes estão nas ruas para acompanhar as ocorrências.
Nossa equipe de reportagem percorreu diferentes bairros de Manaus e constatou os prejuízos à população. No bairro Raiz, por exemplo, uma cratera se abriu e engoliu dois veículos.
Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) choveu 62,8 mm de média nas últimas 24h. As zonas mais afetas foram a Leste, Norte e Oeste com índice de 70mm. A Zona Centro-oeste teve índice acima de 110mm.
Atualização:
Ainda na manhã de hoje ( até as 9h32), forma recebidos mais oito registros pelo 199:
– Alagação na Rua rio Iça (beco Sucupira) – Nossa Senhora das Graças
– Alagação na Rua Getúlio Vargas – Centro
– Deslizamento de Barranco na Rua Jordão – Com. Nova Vitória
– Cratera na Rua Teodomiro Garrido – Cidade Nova
– Alagação na Rua 07 de Setembro – Centro
– Desabamento de Muro na Rua Dona Maria da Glória – Monte das Oliveiras
– Alagação na Rua Leonardo Malcher – Praça 14
– Desabamento de Casa de Alvenaria na Rua Iarapé – Monte das Oliveiras
Leia também:
Informações: Hiolanda Mendes
Imagens: Wellington Gonçalves