Manaus vivencia a 4ª maior cheia da história. O pico foi registrado no dia 22 de junho quando foi registrado 29,75 metros. Desde o último domingo, 26, o nível do rio Negro apresenta sinais de vazante. A régua localizada no Porto de Manaus registrou nesta quarta-feira 29,70 metros.
Este recuo ainda mantém a capital em estado de inundação severa, que é de 29 metros. Apesar dos números, Luna Gripp, pesquisadora em geociências do CPRM – Serviço Geológico do Brasil – acredita ser cedo confirmar o início da vazante.
A enchente tem causado diversos transtornos a moradores de regiões invadidas pela água. Para amenizar os danos, famílias de 17 bairros foram incluídas no Auxílio Aluguel Operação Cheia 2022. Cada família tem direito a duas parcelas do benefício, no valor de R$ 600. O pagamento já está no 2º lote. Na semana passada, servidores da Semasc – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – visitaram comunidades ribeirinhas para atualizar o cadastro das famílias afetadas pela cheia. Como explica a chefe da pasta, Jane Mara Silva.
Desde o mês de janeiro, a cheia dos rios do Amazonas já atingiram 575.870 pessoas em todo o estado. De acordo com a Defesa Civil estadual, 51 municípios continuam em estado de emergência e oito em situação de alerta.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Marcely Gomes / Semasc