O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), unidade referência para o tratamento das lesões pré-malignas no colo uterino, funciona como um hospital-dia em Manaus.
No Centro é realizada a conização, pequena cirurgia para retirar as lesões pré-malignas do colo do útero, evitando que evoluam para câncer. A chefe de departamento do Cepcolu, Mônica Bandeira, relata que o procedimento é rápido e eficaz.
Para ter acesso a conização, a mulher deve realizar o exame preventivo de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em caso de alteração, elas são encaminhadas para policlínicas, para passarem pelo exame de colposcopia com biópsia. Confirmando que há lesões no colo do útero, as mulheres são encaminhadas via Sistema de Regulação (Sisreg) para o Cepcolu.
Além das conizações, no Cepcolu, todas as pacientes fazem acompanhamento a cada seis meses, por um período total de dois anos, com preventivo e colposcopia, seguindo os protocolos das sociedades médicas especializadas e as diretrizes do Ministério da Saúde, para confirmar que o tratamento foi eficaz.
Desde a inauguração da unidade, em março deste ano, até este mês, foram realizadas mais de 400 cirurgias.
Rádio Rio Mar
Foto: Laís Pompeu/FCecon e Alex Pazuello/Secom