Centro de informações vai monitorar surtos e doenças no Festival Folclórico em Parintins

O Centro de informações faz parte da política nacional das emergências em saúde pública, com o intuito de observar as doenças de notificação imediata, tratando de surtos e serviços que exigem resposta rápida e objetiva. Para fortalecer ações de monitoramento e identificação de doenças, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas realiza, até esta sexta-feira, uma visita técnica ao município de Parintins. A visita visa a implementação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde no município.

De acordo com a coordenadora do Cievs no Amazonas, Josielen Amorim, uma das estratégias será realizar o monitoramento do Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores eventos de massa do estado.

A Rede deve fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para detecção, alerta, preparação e resposta rápida a eventos e potenciais emergências de Saúde Pública.

Confirmado com apresentações presenciais e público na plateia, a festa do boi-bumbá acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho. Ingressos comprados em 2019 para a edição de 2020, que não chegou a acontecer, serão válidos para a edição de 2022.

Cronograma – As visitas técnicas voltadas para a Vigilância em Saúde, realizadas pelo Cievs-AM, também irão contemplar o município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), na quarta-feira (25/05), com a presença da equipe do Cievs nacional.

Rede Cievs – A Rede Cievs objetiva fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para detecção, alerta, preparação e resposta rápida a eventos e potenciais emergências de Saúde Pública. A identificação precoce e oportuna promove a adoção de respostas adequadas para prevenção ou contenção de riscos à saúde da população.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar