A prefeitura iniciou nesta semana a limpeza e logística de atendimento nos cemitérios de Manaus, para receber o público que vai visitar os entes, no dia 02 de novembro, dia de Finados.
O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, ressalta que um esquema especial de limpeza já foi executado, não só nos cemitérios, como também no entorno. Segundo ele, as famílias que forem até os locais para fazer a limpeza, ornamentar os túmulos e prestar suas orações e homenagens aos entes queridos, encontrarão os campos-santos organizados, e com a infraestrutura necessária para a data especial.
A limpeza vai acontecer nos dez campos-santos de Manaus – sendo seis na capital e quatro na zona rural. O cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã), conforme o secretário, demanda mais tempo e estrutura, devido ao tamanho.
Os cemitérios vão funcionar de 6h as 18h, e mais de mil servidores municipais atuarão no atendimento e orientação ao público.
A SEMULSP é responsável também pela manutenção e organização dos 10 cemitérios públicos existentes em Manaus, sendo 06 na área urbana da cidade e 04 na zona rural.
Tabela: Informações sobre os cemitérios urbanos e rurais de Manaus
CEMITÉRIOS – ÁREA URBANA
CEMITÉRIO N. SRA. APARECIDA
Fundado em 1976 o cemitério está inserido na Zona Oeste do Município de Manaus e localiza-se na Avenida do Turismo, n. 107, Km 12 – Tarumã. Possui 90 quadras perfazendo área total de 105,43 hectares.
É o único em atividade para novos sepultamentos, já que os demais cemitérios estão ocupados em sua totalidade e atendem somente sepultamentos em jazigos familiares.
CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA
Fundado em 1.890, o cemitério está inserido na Zona Centro Sul de Manaus, localizando-se na Praça Chile, esquina com a Av. Boulevard Álvaro Maia – bairro N.Sra. das Graças. Possui 24 quadras perfazendo área total de 10,11 hectares.
Foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Amazonas pelas suas edificações históricas como a capela gótica e pórticos, além das sepulturas de valor religioso, histórico, cultural e arquitetônico, como os inúmeros modelos que apresentam técnicas variadas de construção, alguns com materiais valiosos antigos como cerâmica inglesa, esculturas artísticas, pintura marmorizada. O gradil antigo do cemitério, por exemplo, foi confeccionado com rebites de ferro para unir as peças e anéis decorativos de chumbo para reforçar essas estruturas, já que não existia a solda elétrica à época. Possui um amplo arquivo de sepultamentos realizados desde 1.882.
CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO
O Cemitério São Francisco teve sua fundação no ano de 1.937 e está localizado à Rua Coronel Pedro de Souza s/n – Morro da Liberdade. Possui 05 (cinco) quadras e área de 3, 69 hectares. O Cemitério atende pequena parcela dos sepultamentos ocorridos no Município de Manaus, em sepulturas perpétuas já adquiridas mediantes concessão de uso.
CEMITÉRIO STA. HELENA
Inaugurado em 1.930, o Cemitério Santa Helena está inserido na Zona Oeste de Manaus, localizando-se na Rua Coração de Jesus, no São Raimundo. Possui 06 (seis) quadras e área de 2,7 hectares. Pequena parcela dos sepultamentos á realizada no cemitério, aproximadamente 26 sepultamentos mensais, sendo o quarto maior cemitério em extensão e quantidade de inumações.
O espaço conta com capela, administração, alojamento de servidores e banheiros.
CEMITÉRIO STO. ALBERTO
O cemitério está inserido na Zona Oeste de Manaus e localiza-se na Rua Monteiro Maia, no bairro Colônia Antônio Aleixo. Iniciou sua atividade no ano de 1.918. . Possui 05 (cinco) quadras em área de 1.89 hectares. Sua estrutura compreende um prédio administrativo com 02 (dois) banheiros, cozinha, almoxarifado, capela para velório. Toda área passou por investimentos, contribuindo para grandes avanços e modificação do cenário de abandono, sepulturas depredadas e solo arenoso com erosões causadas pelas águas pluviais. As quadras foram divididas, houve a contenção de erosão com pneus e ornamentação, como o plantio de flores e o cemitério foi todo gramado.
CEMITÉRIO N. SRA. DA PIEDADE
Fundado no ano de 1.901 foi conhecido inicialmente como “Cemitério do Cariri”, localizado na Avenida Torquato Tapajós – Km 05, Rodovia – A M 010, no Bairro Tarumã, possui uma capela que continha imagem identificada como Nossa Senhora da Piedade, que deu o nome ao local posteriormente, Cemitério Nossa Senhora da Piedade.
A área total estima-se em 0,69 hectares , com (01) uma quadra e média de 01 (um) sepultamento diário, geralmente atendendo as comunidades adjacentes. É considerado o menor cemitério em área e em quantidade de sepultamentos localizado na área urbana da cidade.
CEMITÉRIOS – ZONA RURAL
CEMITÉRIO N. SRA DO CARMO
Fundado no ano de 1.903 o cemitério está localizado às margens do rio Amazonas (costa do rio Paraná da Eva), possui uma área total estimada em 1,02 hectares , com total de (02) duas quadra.
CEMITÉRIO N. SRA. DA CONCEIÇÃO DAS LAGES
Fundado no ano de 1.906 o cemitério está localizado às margens do rio Negro, possui uma área total estimada em 2,18 hectares , com (01) uma quadra.
CEMITÉRIO SANTA JOANA DO PURAQUEQUARA
Fundado no ano de 1.870 o cemitério está localizado às margens do lago do Puraquequara, , possui uma área total estima-se em 0,49 hectares , com (01) uma quadra, dentro de uma área militar.
CEMITÉRIO SÃO JOSÉ DO JATUARANA
Fundado no ano de 1.880 o cemitério está localizado às margens do rio Amazonas (costa do rio Jatuarana), possui uma área total estimada em 0,22 hectares , com (01) uma quadra.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar