Neste sábado, 03/02, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Amazonas (Ascarman) foi beneficiada por uma ação social promovida pela Ardagh Metal Packaging (AMP), uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas. A atividade ocorreu no galpão da Ascarman, reunindo 24 catadores da entidade.
A ação teve o objetivo de proporcionar melhorias nas condições de trabalho e na renda dos catadores, que diariamente coletam resíduos nos bairros da capital. O evento incluiu oficinas sobre Saúde, Segurança e Primeiros Socorros, distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos catadores, como luvas, botas e calças, além de espaços de convívio e brinquedos para as famílias e crianças dos cooperados.
Durante o evento, sete carroças passaram por revitalização por meio da tecnologia social Pimpex, através da ONG Pimp My Carroça. Esta realizou o artivismo com pinturas de artistas locais e frases para sensibilizar e valorizar o trabalho dos catadores, como explicou Mariana Polo, produtora da Pimpex.
No Brasil, os catadores são responsáveis por coletar 90% dos materiais recicláveis que são efetivamente reciclados no país. Há falta de reconhecimento e remuneração para os catadores, e as artes nos carrinhos são uma maneira de visibilizar a importância da contribuição desses agentes ambientais, destacou Mariana.
Manaus é a maior capital da Amazônia brasileira, enfrentando desafios na coleta de resíduos sólidos. Apesar de não estar entre as maiores geradoras de resíduos, a região norte é a que pior destina seus resíduos. Em 2021, eram retiradas 27 toneladas de lixo por dia dos rios e igarapés.
Rafaella Amorim , Rádio Rio Mar