A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) investiga um surto de febre chikungunya em Tefé, onde foram registrados quatro casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor de dengue e zika.
Outras 39 amostras sorológicas, de suspeitos de infecção pela febre chikungunya, foram coletadas. As amostras estão sendo analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas.
Os sintomas da chikungunya são semelhantes aos de doenças como dengue e Covid-19: febre alta, dor muscular e em articulações e manchas pelo corpo.
Uma equipe de técnicos seguiu, na última segunda-feira, para o município, com o objetivo de realizar a investigação do surto e dar suporte às ações no enfrentamento à chikungunya no município, como explica a coordenadora do Programa Estadual de Arboviroses da FVS-RCP, Luzia Mustafá.
A equipe está mapeando os casos confirmados da doença, verificando onde eles estão localizados na cidade, além de atuar na intensificação das borrifações, do tratamento focal e das ações de educação em saúde com a população.
Fonte: FVS-RCP
Foto: Divulgação/FVS-RCP