Cartórios do Amazonas vão emitir Carteira de Identidade Nacional

O serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional estará disponível à população no primeiro semestre de 2026. A medida é resultado de parceria do Poder Judiciário, a Corregedoria-Geral de Justiça, o Governo do Amazonas e a Associação de Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM).

Esta será a primeira vez que a sociedade amazonense terá a opção de, mediante pagamento de taxa, requisitar a emissão do documento de identificação ao procurar os cartórios de Tabelionatos de Notas ou de Registro Civil das Pessoas Naturais.

Para o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, o novo serviço dará agilidade ao atendimento oferecido pelo Poder Executivo, já que a busca pelo documento é crescente.

O coronel da Polícia Militar, André Gomes Mattos Ribeiro, Secretário executivo adjunto de operações da SSP/AM destaca que o serviço será ofertado em Manaus e nos municípios do interior do Estado.

De acordo com o termo de cooperação técnica firmado pelas instituições, quando o serviço de emissão do documento for disponibilizado pelos cartórios, o valor a ser pago será de R$ 307,00 para a CIN confeccionada em policarbonato e R$ 165,00 para a versão em papel-moeda.

 

Rádio Rio Mar

Foto: SGD/MGI

 

 

 

  • Sakuratoto